Ilustradora inglesa, nascida em Croydon, Surrey, ficou célebre pelas suas colecções de fadas e flores.
O seu primeiro livro é publicado em 1923, e tem por título " Flower Fairies of the Spring". Títulos similares serão publicados nas décadas seguintes, os quais terão por base as estações do ano,as árvores, os jardins, os caminhos, o alfabeto das fadas, e muitos outros. Todos têm em comum a delicadeza do traço e a ternura que sobressai das expressões faciais.
Os seus trabalhos são maioritariamente executados em aguarela, mas não desprezava outras técnicas como o pastel, o óleo, ou o esboço puro e simples.
Em criança tinha predilecção pelas ilustrações de Kate Greenaway, e esta veio a ser uma das suas fontes de inspiração. Na minha modesta opinião, Cicely Barker ultrapassa em muito a sua musa
Esboços, desenhos, e pinturas de crianças foram por ela dadas aos amigos ou aos pais das crianças que muitas vezes lhe serviam de modelo. Como anglicana devota doava muitos dos seus trabalhos a instituições de caridade, ou para eventos patrocinados pela igreja .
Ilustrou livros, capas de revistas, sobre capas, séries de postais para a famigerada Raphael Tuck e outras editoras.
O seu trabalho tinha duas facetas distintas: religiosa e fantasia. Em qualquer um dos casos, a sua extrema sensibilidade artística fez com que o seu nome fizesse parte integrante da lista dos grandes ilustradores e ilustradoras, que serão recordados pelas futuras gerações.
Sem comentários:
Enviar um comentário