Louis Prang ( 1824 – 1909) litógrafo e editor, ficou conhecido como o Pai do postal de Natal americano. Foi o editor mais prolífico e influente da cromolitografia americana.
Cromolitografia é um método da litografia através da qual os desenhos são impressos em cores. Os exemplares mais refinados conseguem uma boa aproximação do efeito da pintura. O termo deriva do grego chroma (cor), lithos (pedra) e gráfico (de graphein, desenho).
A técnica foi desenvolvida principalmente pelo litógrafo Godefroy Engelman (1788–1839) que patenteou o procedimento em 1837.
Nascido na Alemanha, Prang aprendeu com o seu pai, a técnica da impressão em tecido.
Em 1850, por razões políticas, Prang imigrou para os Estados Unidos.
Depois de uma parceria de curta duração com um gravador cromolitográfico - Julius Mayer (Prang & Mayer), Prang monta sua própria empresa a L. Prang & Co. em 1860.
Inicialmente, o seu sucesso foi impulsionado pela venda das suas inúmeras pequenas estampas, que eram populares para colecções e álbuns. Nos primeiros dez anos de actividade, Prang começou a emitir cópias impressas de pinturas famosas e lançou uma revista, a Chromo de Prang: A Journal of Art Popular. Estas eram baseados em óleos e aquarelas, pelo que recebeu rasgados elogios da imprensa, bem como de pessoas influentes. Mais do que qualquer outra editora de impressão, Prang criou o mercado para a cromolitografia nos Estados Unidos, e seu trabalho foi muito influente em todo o país. Com grande sucesso, Prang emitiu cerca de 800 dessas cópias da arte, anunciando-os como
"CHROMOS AMERICAN Prang'S." A democracia da arte "... Nossos Prints Chromo são fac-símiles absolutos dos originais, na cor, desenho, espírito, e o seu preço é tão baixo que cada casa pode desfrutar do luxo de possuir uma cópia do obras de arte, que até então adornaria apenas os salões dos ricos. "
Com ele trabalharam nomes famosos do mundo da pintura de então. Aprecio em particular este que aqui vos deixo:
Harlow, Louis K. ( Louis Kinney), 1850-1913
Sem comentários:
Enviar um comentário