terça-feira, 24 de setembro de 2013

Julien Dupré - ( Paris, 1851 - Paris, 1910 )



File:Julien dupre photo in studio from catalogue web.jpg


Nasce em Paris, a 18 de Março de 1851 Filho de Jean Dupré ( joalheiro ) e de Pauline Bouillie. Começa sua vida adulta trabalhando numa loja de rendas na expectativa de entrar no negócio de jóias de sua família . A guerra de 1870 e o cerco de Paris levaram ao encerramento da loja da família. Foi nessa época que Julien começou a fazer cursos nocturnos na École des Arts Décoratifs, e foi através dessas aulas que veio a ser admitido na École des Beaux -Arts.
Estudou com Isidore Pils (1813-1875) e Henri Lehmann ( 1814-1882 ) . Em meados da década de 1870 , viaja para a ,Picardia e torna-se um estudante da pintura de temas rurais.
 Em 1876 exibe a sua primeira pintura no Salão de Paris.
Ao longo de sua carreira Dupré defendeu a vida do camponês, e continuou pintando cenas das áreas da Normandia e da Bretanha , até à sua morte em 16 de abril de 1910.
A pesquisa sobre sua vida e obra está a ser levada a cabo pela REHS Galleries, Inc. , New York City



















2 comentários:

  1. De facto este pintor tem o seu não sei o quê de Malhoa. Talvez pinte melhor e seja ainda mais académico. Gostei particularmente. do penúltimo, a menina com as espigas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oá Luís,

      Como sabe, gosto particularmente da pintura desta época.
      A menina das espigas é talvez a foto com melhor qualidade, daí sobressair no meio das demais. Nem sempre é fácil encontrar fotos que depois de ampliadas tenham qualidade.
      Concordo consigo quando diz que este pintor tem um não sei quê de Malhoa. E, nem a propósito, acabei de publicar um post a ele dedicado.
      Cá para mim o Luís também tem um "não sei quê" de adivinho...


      Abraços

      Alexandra

      Eliminar