domingo, 15 de junho de 2014

Haddon Sundblom ( 1899 -1976 ) - O criador da imagem do Pai Natal da Coca - Cola - Haddon Sunblom the creator of Santa Claus to Coca - Cola









Quem não conhece a imagem do Pai Natal dos anúncios da Coca - Cola?
Aqui fica a história dessa personagem.

O Pai Natal da Coca-Cola, foi criado pelo artista americano de origem sueca, Haddon Sundblom. Esta imagem ficou famosa em todo o mundo, e ajudou a definir a aparência e personalidade do moderno Pai Natal. Entre 1931 e 1964,  Sundblom criou a imagem do alegre homem barbudo que é conhecido por crianças e adultos. 

A Coca-Cola pediu a Haddon Sundblom, ilustrador bem conhecido, que criasse um Pai Natal para a sua publicidade. Mais tarde, este confidenciou que, na época, recebeu  US $ 1.000 por pintura - uma soma substancial para o tempo em que um carro de quatro portas podia ser adquirido por cerca de 700 dólares! 

Esta é a primeira imagem do Pai Natal criado por Sundblom, a qual surge nos anúncios da Coca-Cola no mês de Dezembro de 1931. 



A Coca-Cola decidiu criar anúncios que juntassem o Natal e o Pai Natal, porque as pessoas associavam a Coca-Cola como uma bebida de verão. Assim, este Pai Natal foi projectado para lembrar aos consumidores que a Coca-Cola podia ser bebida em qualquer época do ano! 

Infelizmente, o original da primeira pintura a óleo de Sundblom não chegou aos nossos dias. O alto custo das telas aquando da Grande Depressão levou o artista a pintar sobre a imagem de 1931 para poder criar uma outra que surgiu pouco depois.

No ano de 1936, surge novo anúncio,em que o Pai Natal faz uma pausa para relaxar da árdua tarefa de entregar os presentes a todas as crianças.
A imagem é divulgada em plena Grande Depressão nos Estados Unidos, quando a ideia de um simples momento de prazer, e a lembrança de momentos felizes eram desesperadamente necessários.



Chegamos no Natal de 1937, e o novo cartaz mostra-nos um Pai Natal que se serve de um perna de perú deixada no frigorífico dos donos da casa, juntamente com uma Coca- Cola. Segundo parece, estas pinturas mostrando o Pai Natal a beber uma Coca-Cola, levaram a que, na noite de Natal, muitas famílias americanas começassem a deixar uma Coca - Cola para o Pai Natal, tradição essa que ainda hoje algumas mantêm.



Estamos no Natal de 1941. O cartaz de então revela-nos um pormenor interessante, pois o Pai Natal está ao lado de um frigorífico específico para guardar garrafas de Coca- Cola, o qual é bem típico dessa época.



 Em 1949, a figura do Pai Natal criado por Haddon Sundblom tinha 18 anos, e sempre em lugar de destaque na publicidade da Coca-Cola. No entanto,  esta pintura revela-nos uma nova criação de Sundblom, um elfo a que foi dado o nome de Sprite Boy, e que aparece a segurar as renas, enquanto o Pai Natal bebe a sua Coca-Cola.

Apesar da Coca- Cola já ser detentora de uma bebida cujo nome era precisamente "Sprite", não nos podemos esquecer que Sprite significa duende/elfo, e a figura era isso mesmo! 




No ano de 1953, Sundblom pinta um cartaz  com um dos slogans mais bem conseguidos e duradouros da marca:
- "A pausa que refresca". Este já havia sido criado em 1929, no entanto manteve-se até 1959.



No ano do meu nascimento, 1964, o cartaz que Sundblom cria é, em minha opinião, um dos melhores de sempre.

Sundblom, criou muitos outros cartazes que incluíram a figura do Pai Natal, os quais constituem ainda hoje uma imagem clássica desta quadra festiva.






1 comentário:

  1. Olá Alexandra,
    Muito interessante este poste!
    Sabia que a figura do Pai Natal tal como a conhecemos hoje tinha sido uma criação americana para a publicidade da Coca-Cola, falávamos nisso às vezes nas aulas de inglês, mas não conhecia todos estes pormenores. Antes dessa campanha publicitária, o S. Nicolau já nas suas funções de Pai Natal, vestia-se de outras cores, mas associado à Coca-cola só podia aparecer de vermelho... e a imagem pegou mesmo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar