terça-feira, 30 de julho de 2013

Frances Brundage, adoráveis postais datados de 1903 - Frances Brundage adorable postcards dated 1903


Há bastantes anos atrás, comprei numas velharias em Lisboa um postal ilustrado que considerei lindo, e que já na época (não sei  precisar, mas julgo que nos anos 80) me levou os trocos que tinha juntado durante o mês. Nessa altura não sabia, mas tinha acabado de adquirir um postal de Frances Brundage, e que faz parte desta colecção que hoje aqui apresento.
Os anos foram passando, e só com a massificação do uso da internet acedi a imagens de trabalhos por ela realizados, e percebi, que na minha colecção de postais antigos, tinha um exemplar da autora. Continuo a considerá-la, senão a melhor, pelo menos das melhores ilustradoras de sempre.








sexta-feira, 26 de julho de 2013

Capuchinho Vermelho - Red Riding Hood

Quem não conhece a história do Capuchinho Vermelho?
Quem não se encantou em criança com aqueles desenhos e cores?
Hoje não resisti a, mais uma vez,  publicar alguns belos desenhos que fazem parte integrante de livros da Raphael Tuck & Sons, dedicados a essa história infantil.
Pena é que não se saiba quem foi o ilustrador que deu corpo a estas belíssimas  ilustrações.






Raphael Tuck & Sons - Swinging Dolls II


Em post anterior falei dos postais/brinquedo, mais precisamente das Swinging Dolls.
Hoje deixo-vos a capa de um livro para crianças publicado pela Raphael Tuck e algumas das suas páginas, dedicado justamente a esse tipo de brinquedo.







quinta-feira, 25 de julho de 2013

Postal versus Brinquedo III / Postcard and Toy - Mechanical Dolls



Para finalizar, e ainda inserido neste tipo de postais de Raphael Tuck & Sons, e talvez os menos comuns, a colecção Mechanical Dolls. Eis alguns exemplares:



















Postal Versus Brinquedo II / Postcard and Toy II - Swinging Dolls

Continuando com os postais que tinham como finalidade,para além da escrita, oferecer um brinquedo às crianças, aqui ficam mais alguns exemplares Raphael Tuck & Sons.






Ainda mais específicos que os do meu post anterior, já que neste caso havia que montar as diferentes partes que os compunham e depois juntar o fio que faria com que de um verdadeiro baloiço se tratasse.






E qual a criança que nos idos princípios de século XX não gostaria de ter um postal destes?






terça-feira, 23 de julho de 2013

Postal versus brinquedo / Postcard and toy


Aqueles que de entre vós se dedicam à colecção de postais  antigos, certamente já se depararam com a designação Raphael Tuck and Sons.
Esta foi uma das mais famosas empresas de impressão de postais, a qual teve origem em Londres no ano de 1866. A casa foi fundada por Raphael Tuck e sua mulher Ernestine, tendo conhecido o reconhecimento através das suas publicações de postais sob os mais variados temas.
Há no entanto alguns que se destacam por serem diferentes do habitual. E diferem porque se destinam não só à troca de palavras entre familiares, amigos, mas tinham ainda como finalidade servirem de brinquedo.



Depois de lidos, podiam ser recortados/ construídos e assim ficariam no quarto de alguma criança afortunada.



Estes que hoje vos apresento fazem parte de uma colecção de seu nome Dressing Dolls, Series I, e tiveram como artista M. E Banks. 
 A técnica usada foi a oilette, a qual se referia a um estilo particular de produção de cartão postal. Os oilettes muitas vezes pareciam pinturas a óleo, com pinceladas visíveis.




Em próximos posts darei continuidade a este tema.
Espero que gostem.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Antigos brinquedos de papel /Vintage paper toys




Decerto muitos de vós se lembrarão de terem brincado com brinquedos de papel. Simples folhinhas, vendidas à unidade, que faziam as nossas delícias. Recortavam-se bonecas com seus lindos vestidos, ou construíam-se castelos, casinhas, carros, barcos.
Ainda tenho alguns desses exemplares que guardo religiosamente. Fui encontrá-los dentro de um saco de plástico,num baú de madeira, aonde se guardam mais algumas "relíquias" de outros tempos.

Eram momentos  mágicos aqueles em que, ao Sábado de manhã, acompanhava o meu pai, quando este ia comprar o jornal, e na casa dos jornais vendiam-se aqueles blocos maravilhosos com imensas bonecas de papel. Quase sempre eu conseguia trazer mais uma comigo.
Recordo-me que já deveria andar na  2ª, 3ª, e 4ªclasses e adorava recortar aqueles fatinhos e vestir as bonecas com as suas melhores galas. Contrariamente à maioria das garotas da minha idade,  eu até tinha imensas bonecas, e os respectivos fatinhos para lhes vestir -  a minha mãe tratava de os confeccionar-  mas aquelas cores e o facto de recortar era uma delícia para passatempo de fim de semana.
Portanto, pelas minhas contas, estas bonecas são todas da década de 70  do séc. XX. 
Claro que a maioria delas, acabaram por se rasgar, mas estas conseguiram sobreviver e ei-las em pleno séc. XXI.





Este post é dedicado a estas e outros brinquedos de papel que, a meu ver, são intemporais.


domingo, 14 de julho de 2013

Paul de Longpré (1855–1911)

Paul de Longpré (1855-1911), pintor francês, trabalhou principalmente nos Estados Unidos.  Nasceu em Lyon, França, e foi totalmente autodidacta. Aos 21 anos faz a sua primeira exposição no Salon de Paris. Em 1890, depois de ter perdido o seu dinheiro com o fracasso de um banco de Paris,  muda-se para Nova York e, em 1896, realizou uma exposição de quadros com flores que lhe assegura reconhecimento imediato. Em 1899  muda-se para a Califórnia e dois anos depois, construiu uma bela casa em Hollywood, que se tornou célebre pelos seus jardins de flores magníficas. De Longpré pintava apenas espécimes perfeitos de flores, com delicadeza  e com a sensação de cor que o conhecimento científico lhe conferia. Soube dar expressão à essência subtil das flores. O melhor de suas pinturas incluem "Peach Blossoms"  e "White Fringed Poppies" (1902) ambos conhecidos através de populares reproduções.













quarta-feira, 3 de julho de 2013

EMILE VERNON (1872-1919)

Emile Vernon foi um pintor francês, figurativo, nascido em Blois, França, em 1872.
 Pouco se sabe sobre a sua vida, excepto que foi aluno de Bouge e de Auguste Joseph Trupheme.
 Vernon está listado nos arquivos do Salão de Paris como tendo exibido uma pintura em 1898.
 Em 1904 Emile Vernon vivia na Upstall Street, Camberwell, Londres, e no mesmo ano exibiu uma pintura de flores intitulada "Roses" na Royal Academy. Ele é recordado pelas lindas pinturas de crianças e mulheres com flores.
Esses quadros são actualmente muito procurados nos EUA, Canadá e Japão.  Era ainda um talentoso pintor de flores.
Vernon morreu muito jovem, em 1919.